FEW Nexus e sustentabilidade na agricultura familiar: um estudo de caso na PoliFeira da UFSM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12065Palavras-chave:
Agricultura familiar; FEW Nexus; Sustentabilidade; Universidade Pública.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o impacto sustentável da PoliFeira da UFSM nos agricultores familiares participantes e na comunidade local. Buscando alcançar tal objetivo, utilizou-se o estudo de caso e a técnica de análise de conteúdo. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com agricultores, organizadores, consumidores e representante da universidade. Já os dados secundários foram documentos, como planilhas financeiras e relatórios de atividade. Segundo os resultados analisados, a PoliFeira impacta sustentavelmente os agricultores participantes e a comunidade local. Primeiramente isso ocorre porque o impacto com relação à energia, à água e ao alimento é significativo, uma vez que a PoliFeira auxilia os agricultores no uso mais eficiente da água, na conscientização quanto à energia renovável e na transição para uma produção limpa. Ademais, o impacto econômico e, consequentemente, na qualidade de vida dos agricultores, foi também relevante. Com relação ao impacto social, a PoliFeira proporciona aos agricultores laços de amizade – entre si e com os consumidores – e reconhecimento. Já com relação aos consumidores, o impacto foi positivo, pois a feira garante um alimento de qualidade e a conscientização agroecológica. Considera-se que a PoliFeira é uma iniciativa bem-sucedida da UFSM e um exemplo a ser seguido por outras universidades e gestões públicas devido ao seu caráter socioeducativo e compromisso com a agricultura sustentável. Por fim, o estudo comprova a relevância da abordagem FEW Nexus na análise do desenvolvimento sustentável para a agricultura familiar e da interação entre universidade e comunidade local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.