FEW Nexus e sustentabilidade na agricultura familiar: um estudo de caso na PoliFeira da UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12065

Palavras-chave:

Agricultura familiar; FEW Nexus; Sustentabilidade; Universidade Pública.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto sustentável da PoliFeira da UFSM nos agricultores familiares participantes e na comunidade local. Buscando alcançar tal objetivo, utilizou-se o estudo de caso e a técnica de análise de conteúdo. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com agricultores, organizadores, consumidores e representante da universidade. Já os dados secundários foram documentos, como planilhas financeiras e relatórios de atividade. Segundo os resultados analisados, a PoliFeira impacta sustentavelmente os agricultores participantes e a comunidade local. Primeiramente isso ocorre porque o impacto com relação à energia, à água e ao alimento é significativo, uma vez que a PoliFeira auxilia os agricultores no uso mais eficiente da água, na conscientização quanto à energia renovável e na transição para uma produção limpa. Ademais, o impacto econômico e, consequentemente, na qualidade de vida dos agricultores, foi também relevante. Com relação ao impacto social, a PoliFeira proporciona aos agricultores laços de amizade – entre si e com os consumidores – e reconhecimento. Já com relação aos consumidores, o impacto foi positivo, pois a feira garante um alimento de qualidade e a conscientização agroecológica. Considera-se que a PoliFeira é uma iniciativa bem-sucedida da UFSM e um exemplo a ser seguido por outras universidades e gestões públicas devido ao seu caráter socioeducativo e compromisso com a agricultura sustentável. Por fim, o estudo comprova a relevância da abordagem FEW Nexus na análise do desenvolvimento sustentável para a agricultura familiar e da interação entre universidade e comunidade local.

 

Biografia do Autor

Henrique Martins de Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Tania Nunes da Sliva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1USP). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Soares, H. M. de, & Sliva, T. N. da. (2022). FEW Nexus e sustentabilidade na agricultura familiar: um estudo de caso na PoliFeira da UFSM. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e12065. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12065

Edição

Seção

Artigos