Parques Tecnológicos: Uma Análise das Publicações da Última Década
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12095Resumo
O tema Parques Tecnológicos tem ganhado popularidade por se tratar de ambientes promotores da cultura de inovação na produção de conhecimento tecnológico, que contribuem para o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atuam. Diante disso, o objetivo desse estudo foi demonstrar o panorama das publicações sobre parque tecnológico na coleção de base de dados Web of Science e Scopus, no período de 2010 a 2020. Para tanto, utilizou-se a técnica bibliometrica, com o tópico “technological park”, sendo encontrados o total de 133 publicações, as quais 42 encontram-se disponíveis na WoS e 91 na base Scopus. Os dados encontrados identificaram que a maior frequência de publicações foi no ano de 2018, com o total de 26. Os autores que mais publicaram foram Nagano e Vick. O país com maior frequência foi o Brasil, com 52 publicações. O idioma é inglês e o tipo de documento é artigo científico. Já, a área de pesquisa é Engenharia e a instituição é a Universidade de São Paulo. Em relação à quantidade de citações, tem-se o total de 174. Após, gerou-se um mapa de clusters de cocitações e de palavras-chave. No decorrer do trabalho, foi possível verificar a importância e utilidade do uso da técnica bibliométrica para análise de dados disponíveis em bases. Quanto às limitações, nesse estudo não foram filtrados estudos duplicados em ambas as bases, portanto, sugere-se que futuros estudos façam essa tarefa e, portanto, recomenda-se realizar um estudo sistemático e a construção de uma agenda de pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).