Metaorganizações na Formatação de Mercados: Proposições Teóricas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13352Palavras-chave:
Metaorganização, Tripla agência, Performatividade, Atores de mercado, Práticas de mercadoResumo
Este ensaio teórico apresenta proposições teóricas de que a metaorganização (MO) atua na formatação de mercados performando uma tripla agência entre o meio econômico (mercado), o meio social e o meio político. O estudo toma como ponto de partida concepções e pressupostos alicerçados na Sociologia dos Mercados e na Teoria Ator-Rede, tendo como referência fundamental o caráter performático dos atores que atuam nos mercados. Assume-se o pressuposto de que Marketing, enquanto área de atuação e campo de conhecimento, é performativo por meio da constituição e exercício de suas práticas. Tais práticas podem ser delineadas na atuação das MOs, consideradas atores de mercado, mas que atuam como uma organização coletiva de entidades ou uma associação de organizações. As ações das MOs vêm destacando-se a partir da globalização e em diferentes frentes, em especial nos meios social, econômico e político. O entendimento teórico desenvolvido no ensaio objetivou um mapeamento de teorias que explicam o mercado na perspectiva dos Estudos de Mercado Construtivistas (EMC), que possibilitam um maior entendimento e aproximação com os conhecimentos da disciplina de marketing. Tendo como base tais pressupostos, bem como discussões acerca do desempenho das associações empresariais na construção e formatação do mercado, as proposições destacam que a MO age numa ação coletiva na construção do mercado, e, sendo assim, foi possível considerar que podem performar mercados preferencialmente por práticas representacionais e normativas.
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