Oralidade e Voz – Grandes Oradores da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13484

Palavras-chave:

oralidade, voz, Grandes Oradores, História, Eloquencia

Resumo

Este artigo tem como objetivo trazer grandes oradores da História, mostrando a importância, a relação e a influência que estes nomes causaram com a sua oralidade, discursos e sua voz. Neste contexto, a pesquisa visa a contribuir para o conhecimento sobre o poder que a oralidade e a voz têm dentro de uma sociedade e qual o real valor a ela atribuído. Utiliza-se de referenciais bibliográficos e assume a característica de pesquisa exploratória e descritiva, de caráter qualitativo. Procura-se incluir o elemento da voz e da oralidade como um instrumento forte e real para o sucesso em influenciar pessoas e formação de opinião. Trata-se de discutir sobre como o sucesso de um bom orador sob um ponto de vista que coligue a subjetividade, as agudezas, os significados e os sentidos construídos social, cultural e historicamente, nos contextos da história da eloquência. Busca-se, a partir de um resgate histórico, percorrer trilhas que conduzam à reflexão de quais são os artifícios, atributos, técnicas de oralidade, eloquência e dicção de quem utiliza a sua voz e oralidade para conseguir expor as suas ideias e somente com o discurso conseguir passar credibilidade e confiança, tanto no trabalho quanto na vida social. Conclui-se esta pesquisa bibliográfica com a sua contribuição para o conhecimento sobre o poder que a oralidade e a voz têm dentro da história da comunicação, assim como a sua importância no âmbito histórico, analítico e profissional.

 

PALAVRAS-CHAVE: Oralidade; Voz; Grandes Oradores; História; Eloquência.

Referências

BITTENCOURT, Ana. Falar bem já não é segredo. Rio de Janeiro: Bloch, 1989.

BORNECQUE, Henri; MORNET, Daniel. Roma e os romanos. Ed. revista e atualizada por A. Cordier. Tradução Alceu Dias Lima. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1976.

BORELLI, Silvia Helena Simões (org.). Gêneros ficcionais, produção e cotidiano na cultura popular de massa. São Paulo: Intercom, 1994.

BORGES, Rosane da Silva. Rádio: a arte de falar e ouvir. São Paulo: Paulinas, 2002.

BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

CÉSAR, Cyro. Rádio, a mídia da emoção. São Paulo: Summus, 2005.

COWELL, F. R. Cícero e a República Romana. Lisboa: Ulisséia, 1967.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na metade do século 20. Canoas: Editora da Ulbra, 2007.

IPANEMA, Marcello de; IPANEMA, Cybelle de. História da comunicação. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1967.

LINDHOLM, Charles. Carisma: êxtase e perda de identidade na veneração ao líder. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

LINS CALDAS, Alberto. Oralidade texto e história. São Paulo: Loyola, 1999.

PLUTARCO, Lúcio. Vidas paralelas. Tradução direta do grego por Gilson César Cardoso. São Paulo: Paumape, 1992. V. 3 e 5.

QUEIROZ, Jerônimo Geraldo de. Manual do orador. Goiânia: Cultura e Qualidade, 1998.

QUINTILIANO, Marco Fabio. Instituciones oratórias. traducción directa del latín por Ignacio Rodríguez y Pedro Sandier. Madrid. Librería de la Viuda de Hernando y Cia, 1887.

SODRÉ, Hélio. História universal da eloquência: discursos que marcaram a história da humanidade. Petrópolis, RJ: Catedral das Letras, 2007.

WORDPRESS. O estoicismo. Disponível em: http://espectivas.wordpress.com/2008/05/20/o stoicismo. Acesso em: 24 nov. 2008.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Scheffler Ciechowicz, V. T., & Vieira, E. P. . (2023). Oralidade e Voz – Grandes Oradores da História. Desenvolvimento Em Questão, 21(59), e13484. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.13484

Edição

Seção

Artigos