Liberdade e Poder em Amartya Sen: uma leitura crítica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.9.9-31Resumo
Como fica evidente no título, este artigo apresenta uma análise crítica de algumas formulações desenvolvidas por Amartya Sen, especialmente no que se refere à ausência de discussões que levem em conta as relações de poder e que dêem maior conseqüência à relação entre indivíduo e sociedade. Serão apresentadas, ao mesmo tempo, evidências de que a perspectiva seniana não se constitui em alternativa ao discurso dominante na economia, tanto na sua intenção mais analítica quanto na sua orientação mais normativa. O que pode ser concluído é que suas formulações se apresentam, mais propriamente, como uma sofisticação teórica dos princípios que atualmente regem o liberalismo. Não vai, portanto, muito além do que já está sendo adotado enquanto referência governamental pela maior parte dos países.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).