Liberdade e Poder em Amartya Sen: uma leitura crítica
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.9.9-31Résumé
Como fica evidente no título, este artigo apresenta uma análise crítica de algumas formulações desenvolvidas por Amartya Sen, especialmente no que se refere à ausência de discussões que levem em conta as relações de poder e que dêem maior conseqüência à relação entre indivíduo e sociedade. Serão apresentadas, ao mesmo tempo, evidências de que a perspectiva seniana não se constitui em alternativa ao discurso dominante na economia, tanto na sua intenção mais analítica quanto na sua orientação mais normativa. O que pode ser concluído é que suas formulações se apresentam, mais propriamente, como uma sofisticação teórica dos princípios que atualmente regem o liberalismo. Não vai, portanto, muito além do que já está sendo adotado enquanto referência governamental pela maior parte dos países.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).