Percepções sobre a gestão e a destinação dos resíduos da construção civil no município de Ijuí/rs
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2023.59.14203Palavras-chave:
construção civil, resíduos da construção civil, sustentabilidade ambiental, Resolução Conama 307/2002Resumo
A construção civil é um dos setores mais importantes para o desenvolvimento econômico e social de uma localidade, porém ainda é a responsável pelo expressivo consumo de recursos naturais e é conhecida pela grande quantidade de resíduos sólidos urbanos gerados. Este artigo tem como objetivo perceber o cenário atual da gestão e disposição final dos resíduos da construção civil realizada por empresas atuantes na cidade de Ijuí/RS e indicar possíveis medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos ambientais constatados. A metodologia se estabelece pelo campo teórico e empírico. A primeira etapa foi composta por uma revisão bibliográfica e pesquisa documental, e a segunda por meio do campo empírico, que contou com a aplicação de dois questionários, sendo o primeiro deles ao município de Ijuí/RS (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a oito empresas atuantes no ramo da construção civil na cidade. Pôde-se constatar que as empresas questionadas não possuem conhecimento preciso das diretrizes propostas na Resolução Conama n° 307 tampouco executam técnicas para uma efetiva gestão dos resíduos provenientes da construção civil. A falta de incentivos do setor público também é um obstáculo enfrentado pelas empresas nessa questão. Dessa forma, medidas públicas, aliadas a um planejamento urbano de qualidade, são a chave para um desenvolvimento mais sustentável.
Referências
AGOPYAN, V.; JOHN, V. M. O desafio da sustentabilidade na construção civil. São Paulo: Blucher, 2011. Vol. 5.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Conama nº 307, de 5 de julho de 2002. Diretrizes e procedimentos para gestão dos resíduos da construção. Brasília, DF: Conama, 2002.
EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, New York, v. 14, n. 4, 1989.
ELLRAM, L. The use of the case study method in logistics research. Journal of Business Logistics, Oakbrook, v. 17, n. 2, 1996.
FEPAM. Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Licenciamento Ambiental. Disponível em: https://fepam.rs.gov.br/licenciamento-ambiental. Acesso em: 03 mai. 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. História, v. 4.6.23, publicado em 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/ijui/historico
KARPINSKI, L. A. Proposta de gestão de resíduos da construção civil para o município de Passo Fundo – RS. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Passo Fundo, Programa de Pós- Graduação em Engenharia, Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Área de concentração Infraestrutura e Meio Ambiente, Passo Fundo, 2007.
KARPINSKI, L. A.; MICHEL, P. D. L.; MACULAN, L. S.; GUIMARÃES, J.; SAÚGO, A. Proposta de gestão de resíduos da construção civil para o município de Passo Fundo-RS. ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 28., 2008. Rio de Janeiro. A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável. Rio de Janeiro, RJ, 13 a 16 de outubro de 2008.
MARQUES NETO, J. C. Gestão dos resíduos de construção e demolição no Brasil. São Carlos: Rima, 2005. 162 p.
MORAES, A. M. Análise da normatização, gestão e destinação dos resíduos da construção civil – estudo de caso de três empresas. 2018. Dissertação (Mestrado) – Universidade La Salle – Unilasalle –, Canoas-RS, 2018.
PINTO, T. P. Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. São Paulo, 1999. 189 f. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, São Paulo, 1999.
PREFEITURA DE IJUÍ. Documentos para informações. 2022.
STIPP, M. O. Alternativa sustentável para destinação de resíduos da construção civil em pequenos municípios – Manoel Ribas/PR. 2020. Trabalho (Conclusão de Curso de Engenharia Civil) – Universidade Cesumar – Unicesumar –, Maringá, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.