Aprendendo a Aprender Coletivamente: Novos Paradigmas sobre a Gestão do Conhecimento em Ambientes de Redes

Autores

  • Julio Araújo Carneiro da Cunha
  • João Luiz Passador
  • Cláudia Souza Passador

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.43-73

Resumo

A atual Economia do Conhecimento, em sua concepção, estimula a formação de alianças interorganizacionais e de arranjos empresariais constituídos em redes. Deste modo, as organizações deparam-se com um cenário em que o aprendizado de novos conhecimentos não deve ser mantido protegido, exclusivamente para si, a fim de se manter uma vantagem competitiva, uma vez que as atuais estratégias de vantagem competitiva passam a ser desenvolvidas de forma mais rápida e sinergética pela união dos esforços organizacionais na construção de um conhecimento coletivo. As organizações devem estar prontas para atuarem neste contexto em que a gestão de seus recursos (principalmente intelectuais) deve se dar de forma cooperada para possibilitar o aprendizado coletivamente. Não se trata mais de buscar e desenvolver individualmente os conhecimentos necessários para a organização, mas sim de agir cooperativamente. Não obstante isso, não se limita a apenas saber buscar o conhecimento externamente, por meio da rede de relacionamentos da organização, mas, sobretudo, de saber desenvolvê-lo mediante suas parcerias. Deste modo, constrói-se coletivamente conhecimentos sociais, institucionais e da própria rede (seu sistema de funcionamento e das características dos parceiros) e aprende-se estes novos conhecimentos conjuntamente no próprio grupo.

Biografia do Autor

Julio Araújo Carneiro da Cunha

Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo.

João Luiz Passador

Professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo.

Cláudia Souza Passador

Professora doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-10-20

Como Citar

Cunha, J. A. C. da, Passador, J. L., & Passador, C. S. (2011). Aprendendo a Aprender Coletivamente: Novos Paradigmas sobre a Gestão do Conhecimento em Ambientes de Redes. Desenvolvimento Em Questão, 5(10), 43–73. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.43-73

Edição

Seção

Artigos