Aprendendo a Aprender Coletivamente: Novos Paradigmas sobre a Gestão do Conhecimento em Ambientes de Redes
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.43-73Résumé
A atual Economia do Conhecimento, em sua concepção, estimula a formação de alianças interorganizacionais e de arranjos empresariais constituídos em redes. Deste modo, as organizações deparam-se com um cenário em que o aprendizado de novos conhecimentos não deve ser mantido protegido, exclusivamente para si, a fim de se manter uma vantagem competitiva, uma vez que as atuais estratégias de vantagem competitiva passam a ser desenvolvidas de forma mais rápida e sinergética pela união dos esforços organizacionais na construção de um conhecimento coletivo. As organizações devem estar prontas para atuarem neste contexto em que a gestão de seus recursos (principalmente intelectuais) deve se dar de forma cooperada para possibilitar o aprendizado coletivamente. Não se trata mais de buscar e desenvolver individualmente os conhecimentos necessários para a organização, mas sim de agir cooperativamente. Não obstante isso, não se limita a apenas saber buscar o conhecimento externamente, por meio da rede de relacionamentos da organização, mas, sobretudo, de saber desenvolvê-lo mediante suas parcerias. Deste modo, constrói-se coletivamente conhecimentos sociais, institucionais e da própria rede (seu sistema de funcionamento e das características dos parceiros) e aprende-se estes novos conhecimentos conjuntamente no próprio grupo.
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