Gestão por Competências: um estudo exploratório em uma instituição pública não-estatal qualificada como organização social

Autores

  • Antônio de Pádua Araujo
  • Lindolfo Galvão de Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.97-125

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como uma instituição pública não-estatal, qualificada como organização social, lida com suas competências organizacionais e individuais, procurando viabilizar suas opções estratégicas, e como a área de gestão de pessoas conduz o processo de formação e desenvolvimento dessas competências. Uma pesquisa empírica, de natureza exploratória, foi realizada no Instituto Centro de Ensino Tecnológico, que atua no ramo de educação profissional e desenvolvimento tecnológico, por meio da qual foram levantadas as informações necessárias à viabilização da análise objeto deste estudo. O referencial teórico é composto, primordialmente, pelo corpo conceitual que orienta, atualmente, as discussões e práticas relacionadas à gestão por competências. Foram empregados como instrumentos de levantamento de dados o questionário, a entrevista, a análise documental e reuniões de trabalho. Espera-se com este artigo propiciar uma melhor compreensão de um tema carente de estudos desta natureza.

Biografia do Autor

Antônio de Pádua Araujo

Doutorando em Administração pela FEA-USP.

Lindolfo Galvão de Albuquerque

Professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP.

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Publicado

2011-10-20

Como Citar

Araujo, A. de P., & Albuquerque, L. G. de. (2011). Gestão por Competências: um estudo exploratório em uma instituição pública não-estatal qualificada como organização social. Desenvolvimento Em Questão, 5(10), 97–125. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.97-125

Edição

Seção

Artigos