Gestão por Competências: um estudo exploratório em uma instituição pública não-estatal qualificada como organização social
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2007.10.97-125Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como uma instituição pública não-estatal, qualificada como organização social, lida com suas competências organizacionais e individuais, procurando viabilizar suas opções estratégicas, e como a área de gestão de pessoas conduz o processo de formação e desenvolvimento dessas competências. Uma pesquisa empírica, de natureza exploratória, foi realizada no Instituto Centro de Ensino Tecnológico, que atua no ramo de educação profissional e desenvolvimento tecnológico, por meio da qual foram levantadas as informações necessárias à viabilização da análise objeto deste estudo. O referencial teórico é composto, primordialmente, pelo corpo conceitual que orienta, atualmente, as discussões e práticas relacionadas à gestão por competências. Foram empregados como instrumentos de levantamento de dados o questionário, a entrevista, a análise documental e reuniões de trabalho. Espera-se com este artigo propiciar uma melhor compreensão de um tema carente de estudos desta natureza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).