Concentração Espacial e Desenvolvimento Local: Cadeia Produtiva de Couro e Derivados do Estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2008.11.99-124Resumo
O objetivo deste artigo foi identificar as regiões especializadas na cadeia produtiva do couro e derivados no Estado do Pará e sua contribuição para o desenvolvimento regional. Levou-se em conta as empresas de abate de bovinos, curtumes e derivados para, com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais – Rais 2005 – e do método de componentes principais, identificar os municípios com maior concentração espacial nestas atividades. Inicialmente estimou-se o Índice de Concentração Normalizado (ICN) em cada um dos segmentos para, em seguida, considerar toda a cadeia produtiva. Identificou-se uma região especializada localizada na Mesorregião Sudeste Paraense, composta por 16 municípios que atingiram o indicador mínimo considerado pela referida metodologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).