Os Limites e Possibilidades de Desenvolvimento Humano nas Teorias Organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2008.11.125-151Resumo
O texto analisa como o desenvolvimento humano tem sido abordado nas Teorias Administrativas (Administração Científica, Escola de Relações Humanas, Teorias Motivacionais e de Liderança, Teoria Estruturalista e Teoria dos Sistemas). As teorias estudadas pouco oportunizaram o desenvolvimento do ser humano porque a preocupação e as políticas comumente giraram em torno da efetividade organizacional, relegando o aspecto social ao econômico. A gestão participativa, a gestão do conhecimento, o desenvolvimento da lógica emancipatória, a teoria da ação comunicativa, entre outros, constituem-se em alternativas para conciliar os interesses organizacionais e individuais na perspectiva do desenvolvimento. Essas alternativas, porém, implicam numa mudança de paradigmas, em uma visão crítica da realidade, extrapolando, por conseqüência, a racionalidade funcionalista ainda predominante no ambiente organizacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).