Contrato Social e (Des)Igualdade
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2008.12.35-62Resumo
Este artigo debate o contrato social mediante uma perspectiva teórica que revela o limite da categoria de igualdade para pautar a ação contemporânea do Estado. A sociedade é desigual e, caso queira superar essa condição, deve exigir que o Estado trate diferente os desiguais, ou seja, as políticas públicas precisam ser segmentadas no intuito de possibilitar que aqueles segmentos sociais historicamente posicionados precariamente, adquiram condições, tornem-se iguais, para terem capacidade de disputar as políticas gerais. A participação democrática, materializada por meio de mecanismos como o Orçamento Participativo, possui condições de cr iar um espaço público de debate e influenciar o Estado a agir de forma desigual, em favor dos mais prejudicados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).