Perfil e comportamento do termo “mindset” na academia brasileira sob a perspectiva da análise de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.16610Palavras-chave:
Mindset, Produção científica, Periódicos brasileiros, SPELL, ARSResumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfil e o comportamento da produção cientifica das pesquisas sobre o termo “Mindset” na academia brasileira, sob a perspectiva da análise de redes sociais. Metodologicamente, utilizou-se a sociometria em 60 artigos identificados sobre o termo objetivo de análise. Os principais achados foram: tendência do termo mindset de crescimento na academia brasileira; Internext foi o periódico mais central; Marindia Brachak dos Santos, Germano Glufke Reis, Frederico Leocádio Ferreira, Carlos Alberto Gonçalves e Hélio Arthur Reis Irigaray foram os pesquisadores mais centrais; FGV (RJ), FGV (SP), UFSM, UNIGRANRIO, FUCAPE, USP, UFMG, UFRGS, UNIOESTE e UFV, as instituições mais centrais; mentalidade empreendedora, empreendedor, inovação, internacionalização, empreendedorismo, mindset de crescimento, administração, sustentabilidade, mindset, mentalidade global e global mindset, as palavras-chave mais centrais. Em relação as redes sociais dos autores e de suas respectivas instituições, ambas foram mensuradas com baixa densidade, impactando, assim, no fluxo informacional e de conhecimento sobre o termo mindset na academia do Brasil sob a perspectiva dos periódicos indexados no SPELL. De maneira macro, esse estudo é concluído ao colocar em destaque o termo “Mindset” sob a óptica das redes sociais, investigando a estrutura e a formação das redes dos atores envolvidos no processo de construção e criação do valor científico a respeito do realçado tema, contribuindo, assim, para seu melhor entendimento e, concomitantemente, compreensão, influenciando, consequentemente, na sua evolução na literatura acadêmica do Brasil.
Referências
ATHAYDE, A. L. M.; SANTOS, C. L. T.; FIUZA, G. D.; COSTA, A. C. R. Gestão internacional de pessoas: novas possibilidades de pesquisa. Pretexto, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 67-88, 2019. http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v20i2.5971
BUCHANAN, A. Mindset types: a systematic review and meta-analysis. Preprint manuscript], 2024. https://doi.org/10.31234/osf.io/x5ge8
BUCHANAN, A. Perspectives: the history of mindset: a critical review. Middle East Journal of Positive Psychology, Kuwait, v. 9, p. 79-99, 2023.
CORREIA, A. M. S. S.; PEREIRA, Y. V. International entrepreneurship and global mindset: a theoretical discussion. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 172-186, 2023. https://doi.org/10.18568/internext.v18i2.718
COSTA, R. F. da; BRAUER, M.; VICTORINO, L.; ABREU, L. Escala de mindset digital clave: desenvolvimento e evidências de validade. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 1-28, 2024. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMC240124.pt
COUTINHO, J. K. F.; MARTINS, C. B.; MARIETTO, M. L.; GOMES, C. F. Os padrões das redes de coautoria como ferramenta estratégica nos programas de pós-graduação de excelência. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v. 19, n. 2, p. 879-910. https://doi.org/10.4013/base2022.192.01
FACIN, A. L. F.; BARBOSA, A. P. F. P. L.; MATSUMOTO, C.; CRUZ, A. F. S. da G.; SALERNO, M. S. Temas de destaque na pesquisa em transformação digital: evidências de estudo bibliométrico e análise de conteúdo. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 62, n. 6, p. 1-22, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020220602
FAVARETTO, J. E. R.; FRANCISCO, E. de R. Exploração do acervo da RAE-Revista de Administração de Empresas (de 1961 a 2016) à luz da bibliometria, text mining, rede social e geoanálise. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 365-390, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020170407
FERREIRA, F. L.; BANDEIRA, P. O.; GONÇALVES, C. A. Mindset, dificuldades em se empreender e o potencial empreendedor: uma abordagem confirmatória com estudantes graduandos em administração. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 21, n. 55, p. 51-68, 2019. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2019.e60798
FERREIRA, F. L.; GONÇALVES, C. A.; CHRISTINO, J. M. M.; CARDOZO, É. A. A. Personality traits, mindset and entrepreneurial potential of individual in startups. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 21, n. 1, p. 1-25, 2023. https://doi.org/10.51359/1679-1827.2023.250677
FERREIRA, F. L.; GONÇALVES, C. A.; MESSIAS, C. O. de S. Mindset-se: uma análise exploratória sobre mindset e capacidade absortiva organizacional. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 26, n. 66, p. 1-29, 2024. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2024.e82732
FERREIRA, F. L.; PINHO, Á. D.; GONÇALVES, C. A.; CHRISTINO, J. M. M. O mindset de crescimento e a administração: uma revisão bibliométrica e sistemática dos últimos 15 anos de publicação no web of science. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 21, p. 622-640, 2020. https://doi.org/10.21714/2178-8030gep.v.21.6654
FERREIRA, F. L.; SHIGAKI, H. B.; GONÇALVES, C. A. Potencial empreendedor interno sob o prisma do mindset de crescimento e dos cinco grandes traços de personalidade: proposição de um modelo teórico. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, v. 20, n. 58, p. 1-19, 2022. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11628
FERREIRA, J. B.; SILVA, L. de A. M. O uso da bibliometria e sociometria como diferencial em pesquisas de revisão. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 448-464, 2019.
FERREIRA, T. S. V.; MARTINS, O. S. Mensuração de disclosure: análise bibliométrica nos principais journals internacionais de finanças. Teoria e Prática em Administração, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 151-175, 2016.
GRÁCIO, M. C. C. Colaboração científica: indicadores relacionais de coautoria. Brazilian Journal of Information Studies: Research Trends, Marília, v. 12, n. 2, p. 24-32, 2018. https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24
IBEPES. SPELL - Scientific Periodicals Electronic Library. Revista Áudio e Base de Dados, Campinas, v. 1, p. ID25, 2024. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/jad/article/view/301>. Acesso em: 22 out. 2024.
KOSSOWSKA, M.; ROSINSKI, R. Global mindset: a systematic review of the concept. International Journal of Contemporary Management, Polônia, v. 57, p. 1-16, 2021.
MEDEIROS, N. de C. L. de; MEDEIROS, F. S. B.; COLPO, I.; WEISE, A. D. Mapeamento dos cursos de pós-graduação em administração e suas respectivas linhas de pesquisas no Brasil. Pretexto, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 29-50, 2018. http://dx.doi.org/10.21714/pretexto.v19i2.2962
MELO, F. J.; JESUS, U. G. S. F. R. de; MUSIAL, N. T. K. Rede em rede eis a questão? Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 26, n. 90, p. 52-60, 2024.
QUEIROGA, B. N.; RAVANELLI, T. B.; BRAGA, L. V. M.; ALEXANDRE, M.; MENDONÇA, R. G. M. de; MEVES, R. Validação transcultural da escala de mindset direcionado à saúde no Brasil. Revista Brasileira de Ortopedia, São Paulo, v. 59, p. 213-219, 2024. https://doi.org/10.1055/s-0044-1779329
MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Global mindset: Premissa para desenvolver vantagem competitiva em mercados internacionais. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 77-89, 2018. https://doi.org/10.18568/1980-4865.13177-89
NOGUEIRA, A. J. F. M.; BARRETO, M. S. P. Mentalidade global e RH internacional em empresas multinacionais brasileiras do segmento de construção pesada. Revista de Gestão, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 497-516, 2013. https://doi.org/10.5700/rege511
PAULI, J.; BASSO, K.; GOBI, R. L.; BILHAR, A. O efeito da densidade da rede de coautoria no desempenho dos programas de pós-graduação. Brazilian Business Review, Vitória, v. 16, n. 6, p. 576-588, 2019. http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2019.16.6.3
RAFAEL, S. L. L. SPELL: ten years of contribution to science. Disponível em: <https://anpad.org.br/en/newsletter-news/january-march-2023-edition-volume-3-issue-1/news/spell-ten-years-of-contribution-to-science/>. Acesso em: 23 out. 2024.
RIBEIRO, H. C. M. A produção científica sobre fraude no Brasil: uma investigação sob a perspectiva da análise de redes sociais. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 19, n. 1, p. 1-30, 2023a. https://doi.org/10.4270/ruc.2023102
RIBEIRO, H. C. M. Bibliometria e sociometria: panorama e tendência no Brasil. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 135-164, 2024a. https://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2024v14n2.69341
RIBEIRO, H. C. M. Bitcoin: behavior, profile, and trends of scientific production in Brazil. International Journal of Innovation, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 1-60, 2024c. https://doi.org/10.5585/2024.26211
RIBEIRO, H. C. M.; COSTA, B. K.; FERREIRA, M. A. S. P. V.; SERRA, B. P. de C. Produção científica sobre os temas governança corporativa e stakeholders em periódicos internacionais. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 17, n.1, p. 95-114, 2014.
RIBEIRO, H. C. M. Decentralized autonomous organization: análise de sua produção científica à luz da análise de redes sociais e da revisão sistemática da literatura. Revista Gestão & Tecnologia, Curitiba, v. 24, n. 4, p. 187-215, 2024b.
RIBEIRO, H. C. M. Produção científica do encontro de estudos organizacionais sob a óptica da análise de redes sociais. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, v. 38, n. 113, p. 241-260, 2022. https://doi.org/10.13037/gr.vol38n113.7001
RIBEIRO, H. C. M. Produção científica dos estudos que utilizaram o método da revisão sistemática da literatura publicados pelos periódicos científicos indexados no SPELL. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 149-177, 2023b. https://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2023v13n2.65373
RIBEIRO, H. C. M.; SOUZA, M. T. S. de. Economia circular e turismo: produção científica à luz da análise de redes sociais. Estudios Gerenciales, Cali, v. 38, n. 164, 385-402, 2022. https://doi.org/10.18046/j.estger.2022.164.5086
ROSA, R. A.; ROMANI-DIAS, M. A presença e o impacto de periódicos brasileiros da área de administração, contabilidade e turismo em bases científicas. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Curitiba, v. 18, n. 3, p. 327-348, 2019. http://dx.doi.org/10.21529/RECADM.2019014
SAMPAIO, R. B.; SACERDOTE, H. C. de S.; FONSECA, B. de P. F.; FERNANDES, J. H. C. A colaboração científica na pesquisa sobre coautoria: um método baseado na análise de redes. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 20, n. 4, p. 79-92, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2447
SCIENTIFIC PERIODICALS ELECTRONIC LIBRARY (SPELL). Home. Disponível em: < http://www.spell.org.br/>. Acesso em: 22 out. 2024.
SUGIARTI, S.; PRIHATINI, A.; SARI, A. P.; ZAMAHSARI, G. K. Developing a growth mindset in education: a bibliometric analysis and its challenge during pandemic. International Journal of Evaluation and Research in Education, Indonésia, v. 13, n. 3, p. 1455-1464, 2024. https://doi.org/10.11591/ijere.v13i3.26940
TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais de dois modos: aspectos conceituais. TransInformação, Campinas, v. 25, n. 3, p. 245-253, 2013.
URBIZAGÁSTEGUI-ALVARADO, R. Bibliometria brasileira: análise de copalavras. TransInformação, Campinas, v. 34, p. 1-20, 2022. https://doi.org/10.1590/2318-0889202234e220004
VEDRES, B.; STARK, D. Dobras estruturais: ruptura generativa em grupos sobrepostos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 50, n. 2, p. 215-240, 2010. https://doi.org/10.1590/S0034-75902010000200007
XU, J.; XU, W. Hot topics and frontier evolution of growth-mindset research: a bibliometric analysis using CiteSpace. Frontiers in Psychology, Reino Unido, v. 15, p. 1-17, 2024. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1349820
XU, X.; ZHANG, Q.; SUN, J.; WEI, Y. A bibliometric review on latent topics and research trends in the growth mindset literature for mathematics education. Frontiers in Psychology, Reino Unido, v. 13, 1-15, 2022. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1039761
WILLIAMS DOS SANTOS, C.; FARIAS FILHO, M. C. Agentes comunitários de saúde: uma perspectiva do capital social. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, p. 1659-1667, 2016. https://doi.org/10.1590/1413-81232015215.23332015
ZHANG, J. What characterises an effective mindset intervention in enhancing students’ learning? A systematic literature review. Sustainability, Suíça, v. 14, n. 3811, 1-21, 2022. https://doi.org/10.3390/su14073811
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).