Perfil e comportamento do termo “mindset” na academia brasileira sob a perspectiva da análise de redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.16610

Palavras-chave:

Mindset, Produção científica, Periódicos brasileiros, SPELL, ARS

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar o perfil e o comportamento da produção cientifica das pesquisas sobre o termo “Mindset” na academia brasileira, sob a perspectiva da análise de redes sociais. Metodologicamente, utilizou-se a sociometria em 60 artigos identificados sobre o termo objetivo de análise. Os principais achados foram: tendência do termo mindset de crescimento na academia brasileira; Internext foi o periódico mais central; Marindia Brachak dos Santos, Germano Glufke Reis, Frederico Leocádio Ferreira, Carlos Alberto Gonçalves e Hélio Arthur Reis Irigaray foram os pesquisadores mais centrais; FGV (RJ), FGV (SP), UFSM, UNIGRANRIO, FUCAPE, USP, UFMG, UFRGS, UNIOESTE e UFV, as instituições mais centrais; mentalidade empreendedora, empreendedor, inovação, internacionalização, empreendedorismo, mindset de crescimento, administração, sustentabilidade, mindset, mentalidade global e global mindset, as palavras-chave mais centrais. Em relação as redes sociais dos autores e de suas respectivas instituições, ambas foram mensuradas com baixa densidade, impactando, assim, no fluxo informacional e de conhecimento sobre o termo mindset na academia do Brasil sob a perspectiva dos periódicos indexados no SPELL. De maneira macro, esse estudo é concluído ao colocar em destaque o termo “Mindset” sob a óptica das redes sociais, investigando a estrutura e a formação das redes dos atores envolvidos no processo de construção e criação do valor científico a respeito do realçado tema, contribuindo, assim, para seu melhor entendimento e, concomitantemente, compreensão, influenciando, consequentemente, na sua evolução na literatura acadêmica do Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

Ribeiro, H. C. M. (2025). Perfil e comportamento do termo “mindset” na academia brasileira sob a perspectiva da análise de redes sociais. Desenvolvimento Em Questão, 23(62), e16610. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2025.62.16610

Edição

Seção

Artigos