Reflexões Sobre o Programa de Desenvolvimento Regional Participativo da Região Serrana de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2009.14.113-142Resumo
Este artigo reflete sobre alguns aspectos analisados em Dissertação de Mestrado que examinou um programa de desenvolvimento regional adotado na Região Serrana de Santa Catarina. A expectativa deste estudo é contribuir para o entendimento dos fatores que se apresentam relevantes ao processo de construção do desenvolvimento sustentável de uma região. Toma-se como referencial teórico principalmente a abordagem do ecodesenvolvimento, de Ignacy Sachs. O estudo deste programa é relevante por ter sido instituído de forma experimental, servindo de base para outros programas de desenvolvimento regional estabelecidos no Brasil. Os resultados alcançados foram avaliados buscando-se compreender fatores políticos, gerenciais e metodológicos. Além da análise secundária, indicadores quantitativos e qualitativos foram escolhidos e adaptados; foram realizadas entrevistas com técnicos, coordenadores e participantes no processo de construção e operacionalização do programa. A conclusão apresenta algumas lições que podem contribuir com programas semelhantes de desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).