Cultivando Boas Práticas: a RDC-216/04 e a Cultura Organizacional na Perspectiva dos Gestores de Três Restaurantes Self-Services em Uberlândia-MG
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2010.15.9-38Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo precípuo desvendar como os procedimentos estabelecidos pela resolução da Anvisa RDC- 216/04 influenciam a cultura organizacional dos restaurantes self-services em Uberlândia, na visão de seus gestores. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Como método de procedimento utilizou-se o estudo comparativo de casos. As técnicas de pesquisa empregadas para coleta de dados foram a pesquisa em documentos organizacionais, observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Para a análise de resultados utilizaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise do discurso, na perspectiva da triangulação. Os resultados permitiram aflorar tanto homogeneidades quanto heterogeneidades na interpretação dos gestores com relação às influências da legislação na cultura organizacional de seus estabelecimentos. Gestores de um mesmo estabelecimento divergiram em suas considerações quanto à relevância de certos procedimentos estabelecidos pela resolução na rotina de suas atividades, ao mesmo tempo em que houve interpretações favoráveis entre os pesquisados, independentes de pertencerem ou não ao mesmo estabelecimento.
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