Cultivando Boas Práticas: a RDC-216/04 e a Cultura Organizacional na Perspectiva dos Gestores de Três Restaurantes Self-Services em Uberlândia-MG
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2010.15.9-38Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo precípuo desvendar como os procedimentos estabelecidos pela resolução da Anvisa RDC- 216/04 influenciam a cultura organizacional dos restaurantes self-services em Uberlândia, na visão de seus gestores. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Como método de procedimento utilizou-se o estudo comparativo de casos. As técnicas de pesquisa empregadas para coleta de dados foram a pesquisa em documentos organizacionais, observação não participante e entrevistas semiestruturadas. Para a análise de resultados utilizaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise do discurso, na perspectiva da triangulação. Os resultados permitiram aflorar tanto homogeneidades quanto heterogeneidades na interpretação dos gestores com relação às influências da legislação na cultura organizacional de seus estabelecimentos. Gestores de um mesmo estabelecimento divergiram em suas considerações quanto à relevância de certos procedimentos estabelecidos pela resolução na rotina de suas atividades, ao mesmo tempo em que houve interpretações favoráveis entre os pesquisados, independentes de pertencerem ou não ao mesmo estabelecimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).