Projeto Esporte Comunitário da UNIMED Chapecó/SC na Comunidade do Bairro EFAPI
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.333-369Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Social Corporativa. Análise da Realidade.Resumo
O objetivo do trabalho é analisar o Projeto Esporte Comunitário da Unimed de Chapecó, avaliando as influências do mesmo na promoção da saúde e prevenção de doenças, cultura, lazer e educação da comunidade do entorno. Tal projeto é realizado em duas escolas de educação básica municipal de Chapecó, abrangendo 100 alunos com faixa etária de 09 a 12 anos. A coleta de dados deu-se por meio de métodos qualitativos e quantitativos, através de entrevistas semi-estruturadas e questionário respectivamente. Sua estrutura teve como base o modelo de problematização apresentado por Berbel (1995), que contempla cinco etapas: 1) Observação da Realidade; 2) Pontos-chave; 3) Teorização; 4) Hipóteses da Solução e 5) Aplicação da Realidade. O embasamento teórico, do estudo empregou o modelo de desenvolvimento sustentável proposto por Carrol (1999), o qual aborda a relação das ações realizadas no dia-a-dia no projeto esporte comunitário, embasando-se na responsabilidade econômica, legal, ética e filantrópica. Foi possível identificar que tal Projeto é visto de maneira positiva pelos participantes (alunos) bem como, pelas Pedagogas, contribuindo para o desenvolvimento social, especificamente relacionado à saúde, pois além da prática esportiva existe a disponibilização do lanche e orientação alimentar, além de motivar a família do aluno na participação de palestras e eventos na comunidade, visando contribuir às ações do Projeto, elaborou-se um plano de ação com sugestões de melhorias, dentre as quais destacam-se realizar pesquisa sobre a escolha da modalidade a ser praticada; criar projetos de cunho cultural e divulgar das atividades desenvolvidas pelo projeto à sociedade em geral.Downloads
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