Projeto Esporte Comunitário da UNIMED Chapecó/SC na Comunidade do Bairro EFAPI
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.333-369Mots-clés :
Desenvolvimento Sustentável. Responsabilidade Social Corporativa. Análise da Realidade.Résumé
O objetivo do trabalho é analisar o Projeto Esporte Comunitário da Unimed de Chapecó, avaliando as influências do mesmo na promoção da saúde e prevenção de doenças, cultura, lazer e educação da comunidade do entorno. Tal projeto é realizado em duas escolas de educação básica municipal de Chapecó, abrangendo 100 alunos com faixa etária de 09 a 12 anos. A coleta de dados deu-se por meio de métodos qualitativos e quantitativos, através de entrevistas semi-estruturadas e questionário respectivamente. Sua estrutura teve como base o modelo de problematização apresentado por Berbel (1995), que contempla cinco etapas: 1) Observação da Realidade; 2) Pontos-chave; 3) Teorização; 4) Hipóteses da Solução e 5) Aplicação da Realidade. O embasamento teórico, do estudo empregou o modelo de desenvolvimento sustentável proposto por Carrol (1999), o qual aborda a relação das ações realizadas no dia-a-dia no projeto esporte comunitário, embasando-se na responsabilidade econômica, legal, ética e filantrópica. Foi possível identificar que tal Projeto é visto de maneira positiva pelos participantes (alunos) bem como, pelas Pedagogas, contribuindo para o desenvolvimento social, especificamente relacionado à saúde, pois além da prática esportiva existe a disponibilização do lanche e orientação alimentar, além de motivar a família do aluno na participação de palestras e eventos na comunidade, visando contribuir às ações do Projeto, elaborou-se um plano de ação com sugestões de melhorias, dentre as quais destacam-se realizar pesquisa sobre a escolha da modalidade a ser praticada; criar projetos de cunho cultural e divulgar das atividades desenvolvidas pelo projeto à sociedade em geral.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).