A Trajetória de Internacionalização e seu Reflexo na Aprendizagem Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Indústria do Segmento Médico – Odontológico
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.153-188Palavras-chave:
Estratégia de InternacionalizaçãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo, com base no modelo de internacionalização de Uppsala, analisar, por meio de um estudo de caso, as diferentes fases da trajetória de internacionalização e seus reflexos na aprendizagem organizacional. O estudo de caso foi viabilizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatorze gestores das unidades internas que participaram direta ou indiretamente da internacionalização, bem como pela análise dos documentos e por meio da observação direta. Verificou-se que a trajetória de internacionalização da empresa se deu em quatro fases: de interesse, exportação esporádica, via representantes e por filiais; chamando a atenção para a primeira, por complementar o modelo de Uppsala. Conforme se intensifica a internacionalização, há o maior comprometimento da estrutura organizacional, no entanto, o envolvimento das unidades internas é desigual temporalmente e funcionalmente. Diferentes níveis de aprendizagem organizacional ocorreram nas diversas fases de internacionalização. Revelou-se também que algumas unidades internas não sofreram nenhuma influência em seu aprendizado pela atividade de internacionalização.Downloads
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