A Trajetória de Internacionalização e seu Reflexo na Aprendizagem Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Indústria do Segmento Médico – Odontológico

Auteurs-es

  • Iron Lemes Universidade Positivo
  • Rodolfo Coelho Prates Universidade Positivo, Curitiba-PR

DOI :

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.153-188

Mots-clés :

Estratégia de Internacionalização

Résumé

O presente trabalho tem por objetivo, com base no modelo de internacionalização de Uppsala, analisar, por meio de um estudo de caso, as diferentes fases da trajetória de internacionalização e seus reflexos na aprendizagem organizacional. O estudo de caso foi viabilizado por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatorze gestores das unidades internas que participaram direta ou indiretamente da internacionalização, bem como pela análise dos documentos e por meio da observação direta. Verificou-se que a trajetória de internacionalização da empresa se deu em quatro fases: de interesse, exportação esporádica, via representantes e por filiais; chamando a atenção para a primeira, por complementar o modelo de Uppsala. Conforme se intensifica a internacionalização, há o maior comprometimento da estrutura organizacional, no entanto, o envolvimento das unidades internas é desigual temporalmente e funcionalmente. Diferentes níveis de aprendizagem organizacional ocorreram nas diversas fases de internacionalização. Revelou-se também que algumas unidades internas não sofreram nenhuma influência em seu aprendizado pela atividade de internacionalização.

Bibliographies de l'auteur-e

Iron Lemes, Universidade Positivo

Mestre em Administração pela Universidade Positivo, Curitiba-PR.

Rodolfo Coelho Prates, Universidade Positivo, Curitiba-PR

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Positivo, Curitiba-PR.

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Publié-e

2014-01-07

Comment citer

Lemes, I., & Prates, R. C. (2014). A Trajetória de Internacionalização e seu Reflexo na Aprendizagem Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Indústria do Segmento Médico – Odontológico. Desenvolvimento Em Questão, 12(25), 153–188. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.153-188

Numéro

Rubrique

Artigos