Perseguindo a Maturidade nas Organizações: Dimensões Integrais do Desenvolvimento Humano
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.196-225Palavras-chave:
Matriz da maturidade, Maturidade nas organizações, Personalidade e organização, Desenvolvimento humano, Psicanálise.Resumo
A maturidade tem sido relativamente pouco explorada pelos estudos organizacionais. Esta temática é relevante, considerando-se as diversas críticas à profissão de manager sobre os resultados nocivos desta para stakeholders e sociedade como exemplificam escândalos e crises sistêmicas. Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar uma matriz tridimensional da maturidade desenvolvida a partir de uma base interdisciplinar. A matriz conceitual aborda a maturidade em três dimensões: individual/social, psicológica e política. Defende-se que a concretização da maturidade envolve diversas capacidades do indivíduo em encarar sua realidade externa e interna, bem como a sua capacidade em agir diante do mundo que o cerca. A análise realizada oferece as seguintes conclusões: (a) A maturidade não se encontra somente no indivíduo, mas depende das relações estabelecidas no grupo; (b) O fenômeno tem origens inconscientes, que podem determinar parte do comportamento e das relações em grupo; e (c) A maturidade está intimamente relacionada ao agir humano balanceado, reflexivo e participativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).