Desenvolvimento regional endógeno: contexto histórico para o surgimento de uma estrutura de governança regional no Rio Grande do Sul

Autores

  • Thiago Reis Xavier Universidade Federal de Santa Maria
  • Milton Luiz Wittmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Igor Ceratti Treptow Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliana Birkan Azevedo Universidade Federal de Santa Maria
  • Raoni de Oliveira Inácio

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.185-215-

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional, desenvolvimento local, governança, governança regional, governança local

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar, histórica e descritivamente, as etapas que levaram ao surgimento do CONDESUS e os resultados provenientes das ações por ele implementadas. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineamento de estudo de caso. Para viabilizar as análises, utilizou-se o modelo proposto por Pettigrew (1987), que procura analisar e compreender as etapas ocorridas durante um processo de significativa mudança em uma determinada realidade, através da compreesão do (a) Contexto Externo; (b) Contexto Interno; (c) Processo; e (d) Conteúdo. Os resultados revelam que o CONDESUS é resultante de seguidas ações que tiveram como interesse principal a construção de um sentimento de valorização da cultura local. E que o mesmo desenvolve projetos cooperativos envolvendo os nove municípios da Quarta Colônia. Como lado negativo, aponta-se a necessidade de envolvimento de atores privados e sociais da região.

Biografia do Autor

Thiago Reis Xavier, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Mestre em Administração PPGA/UFSM. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009). Integrante do grupo pesquisa: CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, com ênfase em estratégia e inovação, redes de empresas e desenvolvimento regional.

Milton Luiz Wittmann, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Administração pela FEA/USP - Universidade de São Paulo (1996). Professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Maria. Lider do grupo pesquisa: CESAO - Competitividade, Estratégia e Arranjos Organizacionais, com ênfase em estratégia e inovação, redes de empresas e desenvolvimento regional.

Igor Ceratti Treptow, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Iniciação Científica e integrante do grupo de pesquisa CESAO.

Juliana Birkan Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM). Integrante do grupo pesquisa: CESAO.

Raoni de Oliveira Inácio

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/UFSM).

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

Xavier, T. R., Wittmann, M. L., Treptow, I. C., Azevedo, J. B., & Inácio, R. de O. (2014). Desenvolvimento regional endógeno: contexto histórico para o surgimento de uma estrutura de governança regional no Rio Grande do Sul. Desenvolvimento Em Questão, 12(27), 185–215. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.185-215-

Edição

Seção

Artigos