Desenvolvimento regional endógeno: contexto histórico para o surgimento de uma estrutura de governança regional no Rio Grande do Sul
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.185-215-Mots-clés :
Desenvolvimento regional, desenvolvimento local, governança, governança regional, governança localRésumé
O presente estudo tem como objetivo analisar, histórica e descritivamente, as etapas que levaram ao surgimento do CONDESUS e os resultados provenientes das ações por ele implementadas. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineamento de estudo de caso. Para viabilizar as análises, utilizou-se o modelo proposto por Pettigrew (1987), que procura analisar e compreender as etapas ocorridas durante um processo de significativa mudança em uma determinada realidade, através da compreesão do (a) Contexto Externo; (b) Contexto Interno; (c) Processo; e (d) Conteúdo. Os resultados revelam que o CONDESUS é resultante de seguidas ações que tiveram como interesse principal a construção de um sentimento de valorização da cultura local. E que o mesmo desenvolve projetos cooperativos envolvendo os nove municípios da Quarta Colônia. Como lado negativo, aponta-se a necessidade de envolvimento de atores privados e sociais da região.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).