As Práticas em Responsabilidade Socioambiental de Quarenta Empresas Cotadas pelo Índice Bovespa (IBOVESPA).

Autores

  • Hubert Drouvot Universidade da Amazônia - UNAMA, Belém/PA
  • Cláudia Magalhães Drouvot Universidade da Amazônia - UNAMA, Belém/PA
  • Sérgio Castro Gomes UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.298-332

Palavras-chave:

RSE, Bovespa, Comunicação e Prática de Responsabilidade Social.

Resumo

Esta pesquisa visa analisar o conteúdo das informações divulgadas sobre o tema da responsabilidade social de quarenta empresas que têm cotações na Bolsa de São Paulo. O estudo se propõe a abordar as diferentes práticas dentre o conceito de RSE e, em particular, com intenções como de descrever as práticas em relação aos principais grupos de interesse considerados pelas empresas sendo estes os funcionários, os fornecedores, os clientes, as ONGs, as comunidades, os públicos carentes; de identificar a natureza dos programas oferecidos sejam estes no campo da educação, da cultura, da saúde; de saber se as práticas de filantropia, que nem sempre são consideradas como partes das políticas de RSE, são utilizadas pelas empresas como complementação de suas ações de responsabilidade focada sobre diversos grupos de interesse; de avaliar o valor dos gastos em RSE em relação com a receita liquida das organizações implicadas neste estudo; de saber se os indicadores “setores de atividade” e “receita líquida” têm uma influência sobre as características das políticas de RSE.

Biografia do Autor

Hubert Drouvot, Universidade da Amazônia - UNAMA, Belém/PA

Doutor em Ciências em Gestão pela Université Piérre Mendes France - UPMF de Grenoble, França, especializada nas linhas de Estratégia, Economia e estratégia internacional, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável. Professor pesquisador do Mestrado em  Administração da Universidade da Amazônia/UNAMA.

Cláudia Magalhães Drouvot, Universidade da Amazônia - UNAMA, Belém/PA

Doutora em Ciências em Gestão pela Université Piérre Mendes France - UPMF de Grenoble, França, especializada nas linhas de Estratégia, Recursos Humanos, Responsabilidade Social, Comportamento Organizacional, Desenvolvimento Sustentável, Pesquisa em Administração e Teorias da Administração. Professora pesquisadora do Mestrado em  Administração da Universidade da Amazônia/UNAMA.

Sérgio Castro Gomes, UNAMA

Doutor em Ciências Econômicas pela UFV/MG.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

Drouvot, H., Drouvot, C. M., & Gomes, S. C. (2014). As Práticas em Responsabilidade Socioambiental de Quarenta Empresas Cotadas pelo Índice Bovespa (IBOVESPA). Desenvolvimento Em Questão, 12(27), 298–332. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.298-332

Edição

Seção

Artigos