As Práticas em Responsabilidade Socioambiental de Quarenta Empresas Cotadas pelo Índice Bovespa (IBOVESPA).
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.298-332Mots-clés :
RSE, Bovespa, Comunicação e Prática de Responsabilidade Social.Résumé
Esta pesquisa visa analisar o conteúdo das informações divulgadas sobre o tema da responsabilidade social de quarenta empresas que têm cotações na Bolsa de São Paulo. O estudo se propõe a abordar as diferentes práticas dentre o conceito de RSE e, em particular, com intenções como de descrever as práticas em relação aos principais grupos de interesse considerados pelas empresas sendo estes os funcionários, os fornecedores, os clientes, as ONGs, as comunidades, os públicos carentes; de identificar a natureza dos programas oferecidos sejam estes no campo da educação, da cultura, da saúde; de saber se as práticas de filantropia, que nem sempre são consideradas como partes das políticas de RSE, são utilizadas pelas empresas como complementação de suas ações de responsabilidade focada sobre diversos grupos de interesse; de avaliar o valor dos gastos em RSE em relação com a receita liquida das organizações implicadas neste estudo; de saber se os indicadores “setores de atividade” e “receita líquida” têm uma influência sobre as características das políticas de RSE.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).