Ensino e Formação Profissional como Suporte aos Arranjos Produtivos Locais da Região Sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.126-154Palavras-chave:
Arranjos Produtivos Locais, Ensino, Qualificação de mão de obra.Resumo
O presente artigo procurou avaliar a relação entre ensino e formação profissional em relação aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região Sudoeste do Paraná, diagnosticando a condição de acesso das empresas à mão de obra qualificada, bem como a atual infraestrutura regional de ensino e formação profissional. Como encaminhamento metodológico foi utilizada a metodologia SWOT, com a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, especificamente em aspectos relacionados à mão de obra, formação profissional e ensino. A pesquisa considerou os três APLs localizados na região Sudoeste do Paraná: confecções, móveis e software, os quais foram objeto da investigação. Os resultados demonstram que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais pontos fracos para os três APLs e que a atual infraestrutura de oferta de ensino na região é considerada insuficiente para atender a estas demandas profissionais.Downloads
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