Ensino e Formação Profissional como Suporte aos Arranjos Produtivos Locais da Região Sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.126-154Palabras clave:
Arranjos Produtivos Locais, Ensino, Qualificação de mão de obra.Resumen
O presente artigo procurou avaliar a relação entre ensino e formação profissional em relação aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região Sudoeste do Paraná, diagnosticando a condição de acesso das empresas à mão de obra qualificada, bem como a atual infraestrutura regional de ensino e formação profissional. Como encaminhamento metodológico foi utilizada a metodologia SWOT, com a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, especificamente em aspectos relacionados à mão de obra, formação profissional e ensino. A pesquisa considerou os três APLs localizados na região Sudoeste do Paraná: confecções, móveis e software, os quais foram objeto da investigação. Os resultados demonstram que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais pontos fracos para os três APLs e que a atual infraestrutura de oferta de ensino na região é considerada insuficiente para atender a estas demandas profissionais.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).