Estratégia-como-prática na economia solidária: resultados e ações de catadores de uma cooperativa

Autores

  • Maria de Lourdes Borges Centro Universitário La Salle
  • Robinson Henrique Scholz Centro Universitário La Salle
  • Tiago Daniel de Mello Cargnin Centro Universitário La Salle

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.108-142

Palavras-chave:

Cooperativismo, Estratégia-como-prática, economia solidária

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a manifestação da dinâmica dos processos organizacionais na “estratégia como prática” a partir dos resultados e das ações dos sujeitos na Cooperativa de Trabalho Amigas e Amigos Solidários (Cooarlas), do município de Canoas/RS. Para conseguir atingir o objetivo, a metodologia utilizada é a de Estudo de Caso. Os resultados evidenciam a trajetória de uma mudança estratégica engendrada pelos atores organizacionais (coordenação e cooperados) que levou a resultados favoráveis. Os avanços do artigo apontam que o estudo da estratégia como prática no contexto da economia solidária pode lançar luz sobre a lacuna de que tais estudos ocorrem em um ‘vácuo organizacional’; evidências da ação dos cooperados como verdadeiros atores sociais da estratégia como prática; benefícios do estudo estratégia como prática no contexto da economia solidária, podendo ser evidenciadas solidariedade, cultura de cooperação e a construção de um habitus do trabalho cooperativo.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Borges, Centro Universitário La Salle

Doutora em Administração (UNISINOS), Mestra em Administração, Psicóloga. Professora e Pesquisadora do Centro Universitário La Salle. Pesquisadora do Tecnosocial/Unilasalle.

Robinson Henrique Scholz, Centro Universitário La Salle

Doutorando e mestre em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor do Centro Universitáro La Salle. Coordenador do projeto Incubadoras de Empreendimentos Solidários (TECNOSOCIAL/UNILASALLE).

Tiago Daniel de Mello Cargnin, Centro Universitário La Salle

Possui graduação em Letras/português pela Universidade Luterana do Brasil (2006), mestrado em Teologia pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia (2007) e é doutorando em Educação pela PUCRS. Atualmente é professor no Centro Universitário La Salle em Canoas/RS. Coordenador do Projeto CATASOL do TECNOSOCIAL/UNILASALLE.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Borges, M. de L., Scholz, R. H., & Cargnin, T. D. de M. (2015). Estratégia-como-prática na economia solidária: resultados e ações de catadores de uma cooperativa. Desenvolvimento Em Questão, 13(31), 108–142. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.108-142

Edição

Seção

Artigos