Estratégia-como-prática na economia solidária: resultados e ações de catadores de uma cooperativa
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.31.108-142Palavras-chave:
Cooperativismo, Estratégia-como-prática, economia solidáriaResumo
O objetivo deste artigo é analisar a manifestação da dinâmica dos processos organizacionais na “estratégia como prática” a partir dos resultados e das ações dos sujeitos na Cooperativa de Trabalho Amigas e Amigos Solidários (Cooarlas), do município de Canoas/RS. Para conseguir atingir o objetivo, a metodologia utilizada é a de Estudo de Caso. Os resultados evidenciam a trajetória de uma mudança estratégica engendrada pelos atores organizacionais (coordenação e cooperados) que levou a resultados favoráveis. Os avanços do artigo apontam que o estudo da estratégia como prática no contexto da economia solidária pode lançar luz sobre a lacuna de que tais estudos ocorrem em um ‘vácuo organizacional’; evidências da ação dos cooperados como verdadeiros atores sociais da estratégia como prática; benefícios do estudo estratégia como prática no contexto da economia solidária, podendo ser evidenciadas solidariedade, cultura de cooperação e a construção de um habitus do trabalho cooperativo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).