Comportamento Ecológico de Alunos Pós-graduandos de uma Instituição Pública
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.289-310Palavras-chave:
Comportamento Ecológico, Sustentabilidade, Pós-graduandos.Resumo
Entender as questões que envolvem a temática meio ambiente é fundamental para que se possa garantir às futuras gerações a possibilidade de usufruir dos recursos naturais existentes atualmente. Essas questões são fundamentais para identificar os fatores que influenciam o comportamento humano no que diz respeito a sua relação com o meio ambiente. Porém as questões comportamentais associadas ao meio ambiente ainda são pouco estudadas. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os comportamentos ecológicos dos alunos matriculados em Programas de Pós-graduação de uma instituição pública. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa de natureza descritiva, de abordagem quantitativa e do tipo survey. O instrumento para identificação do comportamento ecológico foi organizado a partir da Escala de Comportamento Ecológico (ECE) de Pato e Tamayo (2006). A amostra da pesquisa foi composta por 70 respondentes, no qual foi possível identificar resultados de que algumas atividades de comportamento pró-ecológico já fazem parte da rotina, principalmente relacionadas à limpeza urbana e a economia de energia. Em contrapartida os comportamentos ecológicos menos adotados pelos pós-graduandos estão relacionados à economia de água e a participação em trabalhos voluntários relacionados ao meio ambiente. Conclui-se que há necessidade de maior conscientização do público pesquisado no que se refere aos comportamentos ecológicos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).