Comportamento Ecológico de Alunos Pós-graduandos de uma Instituição Pública
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.29.289-310Keywords:
Comportamento Ecológico, Sustentabilidade, Pós-graduandos.Abstract
Entender as questões que envolvem a temática meio ambiente é fundamental para que se possa garantir às futuras gerações a possibilidade de usufruir dos recursos naturais existentes atualmente. Essas questões são fundamentais para identificar os fatores que influenciam o comportamento humano no que diz respeito a sua relação com o meio ambiente. Porém as questões comportamentais associadas ao meio ambiente ainda são pouco estudadas. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os comportamentos ecológicos dos alunos matriculados em Programas de Pós-graduação de uma instituição pública. Para isso, utilizou-se como metodologia a pesquisa de natureza descritiva, de abordagem quantitativa e do tipo survey. O instrumento para identificação do comportamento ecológico foi organizado a partir da Escala de Comportamento Ecológico (ECE) de Pato e Tamayo (2006). A amostra da pesquisa foi composta por 70 respondentes, no qual foi possível identificar resultados de que algumas atividades de comportamento pró-ecológico já fazem parte da rotina, principalmente relacionadas à limpeza urbana e a economia de energia. Em contrapartida os comportamentos ecológicos menos adotados pelos pós-graduandos estão relacionados à economia de água e a participação em trabalhos voluntários relacionados ao meio ambiente. Conclui-se que há necessidade de maior conscientização do público pesquisado no que se refere aos comportamentos ecológicos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Desenvolvimento em Questão, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from 2025 onward): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Desenvolvimento em Questão the right of first publication.