Políticas de Recrutamento e Seleção nos Programas de Expatriação: Uma Comparação entre as Transnacionais Brasileiras

Autores/as

  • Thaís Ettinger Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP
  • Eduardo de Camargo Oliva Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP
  • Edson Keyso de Miranda Kubo Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP
  • Marcos Eduardo Zambanini Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP
  • Darticléia Almeida Sampaio da Rocha Soares Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.189-213

Palabras clave:

Gestão Internacional de RH, Expatriação, Políticas, Práticas, Recrutamento e Seleção e Transnacionais Brasileiras

Resumen

Com o objetivo decomparar as políticas de recrutamento e seleção nos programas de expatriaçãodas empresas brasileiras, considerando o número de profissionais expatriados,esta pesquisa se concentrou em estudar as teorias relacionadas ao tema, gestãointernacional de recursos humanos, bem como, se aprofundar nas políticas epráticas das empresas brasileiras que possuem programas de expatriação. Paraisso, foi feita uma pesquisa descritiva, a partir de um estudo transversal comas características da população. Sendo assim, a população dessa pesquisa, foilimitada aos Rankings das Transnacionais Brasileiras – 2011 e 2012 – levantadopela Fundação Dom Cabral – FDC. Das 52 empresas que compõe o Ranking emquestão, 25 empresas participaram da pesquisa que se deu em formato deentrevista in loco. As informações levantadas foram trabalhadas com auxílio dosoftware de análise qualitativa – Atlas TI – e as considerações sobre osresultados mostram que as empresas brasileiras além de possuírem políticas derecrutamento e seleção em seus programas de expatriação, também estão emmomentos diferentes de aplicação dessas políticas.

Biografía del autor/a

Thaís Ettinger, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora da da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), SP.

Eduardo de Camargo Oliva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Edson Keyso de Miranda Kubo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Marcos Eduardo Zambanini, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professor do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo.

Darticléia Almeida Sampaio da Rocha Soares, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), SP

Mestre em Administração e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Publicado

2016-01-07

Cómo citar

Ettinger, T., Oliva, E. de C., Kubo, E. K. de M., Zambanini, M. E., & Soares, D. A. S. da R. (2016). Políticas de Recrutamento e Seleção nos Programas de Expatriação: Uma Comparação entre as Transnacionais Brasileiras. Desenvolvimento Em Questão, 14(34), 189–213. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.189-213

Número

Sección

Artigos