Políticas de Recrutamento e Seleção nos Programas de Expatriação: Uma Comparação entre as Transnacionais Brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.189-213Mots-clés :
Gestão Internacional de RH, Expatriação, Políticas, Práticas, Recrutamento e Seleção e Transnacionais BrasileirasRésumé
Com o objetivo decomparar as políticas de recrutamento e seleção nos programas de expatriaçãodas empresas brasileiras, considerando o número de profissionais expatriados,esta pesquisa se concentrou em estudar as teorias relacionadas ao tema, gestãointernacional de recursos humanos, bem como, se aprofundar nas políticas epráticas das empresas brasileiras que possuem programas de expatriação. Paraisso, foi feita uma pesquisa descritiva, a partir de um estudo transversal comas características da população. Sendo assim, a população dessa pesquisa, foilimitada aos Rankings das Transnacionais Brasileiras – 2011 e 2012 – levantadopela Fundação Dom Cabral – FDC. Das 52 empresas que compõe o Ranking emquestão, 25 empresas participaram da pesquisa que se deu em formato deentrevista in loco. As informações levantadas foram trabalhadas com auxílio dosoftware de análise qualitativa – Atlas TI – e as considerações sobre osresultados mostram que as empresas brasileiras além de possuírem políticas derecrutamento e seleção em seus programas de expatriação, também estão emmomentos diferentes de aplicação dessas políticas.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).