O Inovar-Auto e sua contribuição para o desenvolvimento do setor automotivo – Uma análise com foco regional no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.237-272Palavras-chave:
Inovar-Auto. Setor automotivo. Política Industrial. Desenvolvimento.Resumo
O Inovar-Auto (IA) é um programa criado pelo governo federal brasileiro para estimular o desenvolvimento de tecnologias, inovação, qualidade, segurança e eficiência energética dos veículos produzidos localmente assim como das indústrias relacionadas ao fornecimento de componentes para a produção de veículos. Este trabalho buscou analisar as transformações provocadas pelo IA através de uma análise da mesma em comparação com políticas anteriores para o desenvolvimento do setor e a identificação dos investimentos anunciados para o setor, dentro de um recorte nacional e de um recorte regional no Estado do Rio Grande do Sul. O recorte regional contou ainda com a análise de um dos projetos anunciados de forma a identificar as motivações para a escolha regional e os potenciais impactos que pode-se esperar do investimento. Através de uma pesquisa teórico-empírica, foi possível constatar que, apesar de se tratar de uma política recente, houve uma aceleração no anúncio de investimentos para o setor e há boas perspectivas para o desenvolvimento do mesmo. Entretanto, pelas características do programa é possível que a capacidade efetivação de inovação nas empresas através de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento não se torne de fato efetiva. Enquanto isto, no Rio Grande do Sul, observou-se uma pequena parcela de investimentos decorrente de sua restrita atratividade, o que leva a potencial de impactos positivos no que tange ao segmento de veículos pesados apenas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).