O Inovar-Auto e sua contribuição para o desenvolvimento do setor automotivo – Uma análise com foco regional no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.237-272Palavras-chave:
Inovar-Auto. Setor automotivo. Política Industrial. Desenvolvimento.Resumo
O Inovar-Auto (IA) é um programa criado pelo governo federal brasileiro para estimular o desenvolvimento de tecnologias, inovação, qualidade, segurança e eficiência energética dos veículos produzidos localmente assim como das indústrias relacionadas ao fornecimento de componentes para a produção de veículos. Este trabalho buscou analisar as transformações provocadas pelo IA através de uma análise da mesma em comparação com políticas anteriores para o desenvolvimento do setor e a identificação dos investimentos anunciados para o setor, dentro de um recorte nacional e de um recorte regional no Estado do Rio Grande do Sul. O recorte regional contou ainda com a análise de um dos projetos anunciados de forma a identificar as motivações para a escolha regional e os potenciais impactos que pode-se esperar do investimento. Através de uma pesquisa teórico-empírica, foi possível constatar que, apesar de se tratar de uma política recente, houve uma aceleração no anúncio de investimentos para o setor e há boas perspectivas para o desenvolvimento do mesmo. Entretanto, pelas características do programa é possível que a capacidade efetivação de inovação nas empresas através de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento não se torne de fato efetiva. Enquanto isto, no Rio Grande do Sul, observou-se uma pequena parcela de investimentos decorrente de sua restrita atratividade, o que leva a potencial de impactos positivos no que tange ao segmento de veículos pesados apenas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.