O Inovar-Auto e sua contribuição para o desenvolvimento do setor automotivo – Uma análise com foco regional no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.237-272Keywords:
Inovar-Auto. Setor automotivo. Política Industrial. Desenvolvimento.Abstract
O Inovar-Auto (IA) é um programa criado pelo governo federal brasileiro para estimular o desenvolvimento de tecnologias, inovação, qualidade, segurança e eficiência energética dos veículos produzidos localmente assim como das indústrias relacionadas ao fornecimento de componentes para a produção de veículos. Este trabalho buscou analisar as transformações provocadas pelo IA através de uma análise da mesma em comparação com políticas anteriores para o desenvolvimento do setor e a identificação dos investimentos anunciados para o setor, dentro de um recorte nacional e de um recorte regional no Estado do Rio Grande do Sul. O recorte regional contou ainda com a análise de um dos projetos anunciados de forma a identificar as motivações para a escolha regional e os potenciais impactos que pode-se esperar do investimento. Através de uma pesquisa teórico-empírica, foi possível constatar que, apesar de se tratar de uma política recente, houve uma aceleração no anúncio de investimentos para o setor e há boas perspectivas para o desenvolvimento do mesmo. Entretanto, pelas características do programa é possível que a capacidade efetivação de inovação nas empresas através de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento não se torne de fato efetiva. Enquanto isto, no Rio Grande do Sul, observou-se uma pequena parcela de investimentos decorrente de sua restrita atratividade, o que leva a potencial de impactos positivos no que tange ao segmento de veículos pesados apenas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Desenvolvimento em Questão, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from 2025 onward): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Desenvolvimento em Questão the right of first publication.