O Inovar-Auto e sua contribuição para o desenvolvimento do setor automotivo – Uma análise com foco regional no Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.237-272Keywords:
Inovar-Auto. Setor automotivo. Política Industrial. Desenvolvimento.Abstract
O Inovar-Auto (IA) é um programa criado pelo governo federal brasileiro para estimular o desenvolvimento de tecnologias, inovação, qualidade, segurança e eficiência energética dos veículos produzidos localmente assim como das indústrias relacionadas ao fornecimento de componentes para a produção de veículos. Este trabalho buscou analisar as transformações provocadas pelo IA através de uma análise da mesma em comparação com políticas anteriores para o desenvolvimento do setor e a identificação dos investimentos anunciados para o setor, dentro de um recorte nacional e de um recorte regional no Estado do Rio Grande do Sul. O recorte regional contou ainda com a análise de um dos projetos anunciados de forma a identificar as motivações para a escolha regional e os potenciais impactos que pode-se esperar do investimento. Através de uma pesquisa teórico-empírica, foi possível constatar que, apesar de se tratar de uma política recente, houve uma aceleração no anúncio de investimentos para o setor e há boas perspectivas para o desenvolvimento do mesmo. Entretanto, pelas características do programa é possível que a capacidade efetivação de inovação nas empresas através de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento não se torne de fato efetiva. Enquanto isto, no Rio Grande do Sul, observou-se uma pequena parcela de investimentos decorrente de sua restrita atratividade, o que leva a potencial de impactos positivos no que tange ao segmento de veículos pesados apenas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).