Avaliação de Restaurante Universitário por meio de Indicadores de Qualidade

Autores

  • Ana Carolina Braga Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tafael de Luca Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Pedro Paulo de Andrade Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.306-326

Palavras-chave:

Indicadores da qualidade, avaliação da qualidade, satisfação dos clientes, não-conformidade.

Resumo

Esse trabalho investigou o grau de satisfação dos clientes em restaurante universitário, analisando indicadores de qualidade no estabelecimento alimentício. Para o procedimento metodológico, foi utilizado o questionário aplicado em âmbito externo, de caráter de pesquisa de campo, identificando os pontos críticos, que serão usados na melhoria de indicadores da qualidade e poderão ser utilizados na avaliação de serviços prestados em restaurantes. Após a tabulação, os números foram confrontados com o método Kano, identificando quais eram as possíveis fraquezas mediante o serviço prestado no restaurante pela perspectiva de seus usuários. Com referencia aos resultados obtidos foram detectados itens não-conformes nas categorias "cardápio" e "ambiente físico". Notaram-se sugestões de melhoria para a não conformidade detectadas na pesquisa através das sugestões de melhorias pelos próprios usuários relacionando as possíveis melhorias de qualidade para manter o estabelecimento.

Biografia do Autor

Ana Carolina Braga, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Tafael de Luca Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Pedro Paulo de Andrade Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

2015-01-29

Como Citar

Braga, A. C., Pereira, T. de L., & Andrade Junior, P. P. de. (2015). Avaliação de Restaurante Universitário por meio de Indicadores de Qualidade. Desenvolvimento Em Questão, 13(30), 306–326. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.306-326

Edição

Seção

Artigos