Crescimento Econômico versus Gestão Social e Desenvolvimento Territorial Sustentável - Análise dos Impactos de Megaempreendimentos nos Municípios de Macaé-RJ e de Itaguaí-RJ

Autores

  • Lamounier Erthal Villela
  • Cezar Augusto Miranda Guedes Universidade Federal Rural do Rio de janeiro - UFRRJ
  • Jeferson Simões Santana Universidade Federal Rural do Rio de janeiro - UFRRJ
  • Eduardo Belford R. de Britto

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.21.119-145

Palavras-chave:

Critérios de Participação, Desenvolvimento Territorial Sustentável, Gestão Social.

Resumo

O artigo compara os acelerados processos de crescimento econômico motivados por megaempreendimentos nos municípios de Macaé e de Itaguaí, ambos localizados no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Tais processos, ainda que defasados no tempo, não significaram melhoria nos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e ambiental e sim um processo de crescimento desordenado dos referidos municípios. Objetiva-se analisar tal situação pela ótica dos modelos participativos deliberativos propostos por Tenório, et al., (2008) e do arcabouço teórico do Desenvolvimento Territorial Sustentável, a fim de construir uma análise crítica de como se deu estes processos e como estes poderiam ter sido pautados nos princípios democráticos da coesão social, da valorização da identidade local e na territoriabilidade. Tirar lições do caso de Macaé, que teve um crescimento exponencial após as instalações das plataformas de petróleo na bacia de Campos e verificar quais as similaridades deste caso para o município de Itaguaí, que passa por transformações estruturais devido aos investimentos do Porto de Itaguaí justifica-se a analise. O artigo é pautado em duas pesquisas que tiveram como objetos de estudo os respectivos municípios e os resultados indicaram a baixa participação da sociedade civil vis-à-vis o poder das organizações empresariais e da incapacidade dos poderes públicos locais em fazer face ao poder do mercado.

Biografia do Autor

Lamounier Erthal Villela

Economista, Doutor em Economia Aplicada, Pós- Doutor em Adminstração Pública - FGV/EBAPE

Cezar Augusto Miranda Guedes, Universidade Federal Rural do Rio de janeiro - UFRRJ

Pós-doutor pelo Instituto Superior de Economia e Gestão/Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL), Portugal; Doutorado em Administração pela EAESP/FGV; Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/DECECON/PPGEN/PPGCTIA e PPDTPP).

Jeferson Simões Santana, Universidade Federal Rural do Rio de janeiro - UFRRJ

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia de Negócios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEN/UFRRJ).

Eduardo Belford R. de Britto

Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes – Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2012-09-28

Como Citar

Villela, L. E., Guedes, C. A. M., Santana, J. S., & de Britto, E. B. R. (2012). Crescimento Econômico versus Gestão Social e Desenvolvimento Territorial Sustentável - Análise dos Impactos de Megaempreendimentos nos Municípios de Macaé-RJ e de Itaguaí-RJ. Desenvolvimento Em Questão, 10(21), 119–145. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.21.119-145