A Participação como Pressuposto da Democracia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.19.78-102Palavras-chave:
Participação, Democracia, Teoria democráticaResumo
O texto discorre sobre a questão da participação como pressuposto principal da democracia. Inicialmente discute aspectos conceituais da participação como: “tomar parte em”, compartilhar, associar-se pelo sentimento ou pensamento. Logo após discute a evolução da participação na democracia ocidental: começando com o pioneirismo da Grécia Clássica até a experiência participativa da democracia liberal burguesa na modernidade. A terceira seção apresenta o debate da participação na Teoria Democrática Contemporânea, mais precisamente entre os teóricos considerados institucionalistas versus os participacionistas. Nas considerações finais, o texto aponta para a relevância da participação na conjuntura política e social da atualidade, principalmente com a experiência do movimento europeu designado “Democracia Real Já”.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).