A Questão Ambiental: Desafios Políticos, Econômicos e Ideológicos na Perspectiva Brasileira

Autores

  • Luiz Alberto Leandro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Elza Maria Neffa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Krishna Neffa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.6-40

Palavras-chave:

crescimento econômico, desenvolvimento, sustentabilidade, sociedade.

Resumo

Na perspectiva do governo brasileiro, as economias dos mercados emergentes devem assumir a liderança econômica em uma escala mundial. No Brasil, o crescimento do PIB levou o país a alcançar um lugar de destaque no panorama mundial, ao mesmo tempo que realçou os graves conflitos socioambientais. A consolidação de um mercado de consumo de massa nos moldes das nações do Norte parece ser incompatível com uma política de gestão ambiental sustentável. Este artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão das contradições presentes nas propostas de desenvolvimento gestadas no interior do capitalismo contemporâneo e estimular a reflexão sobre o caráter contraditório do sistema que enseja diferentes concepções e finalidades para a questão ambiental no contexto brasileiro. Esse estudo caracteriza-se como exploratório, operacionalizado por meio da pesquisa documental. Utilizamos as categorias de análise capitalismo, progresso, desenvolvimento, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável para fundamentar o estudo. Acreditamos que, a partir de um esforço sistêmico e do reconhecimento de que o conceito de desenvolvimento difere do conceito de crescimento econômico, governo e sociedade  poderão construir alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do país.

Biografia do Autor

Luiz Alberto Leandro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (pesquisa na área de Gestão Ambiental). Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Administração pela UFRRJ. Professor Adjunto do departamento de Ciências Administrativas e Contabeis da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Pós-graduação em Administração - Mestrado Acadêmico e Professor do Programa de Pós-graduação em Gestão Estratégica - Mestrado Profissional. Experiência na área de Administração Estratégica e Gestão Ambiental. Ensino de Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Gestão.

Elza Maria Neffa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Coordenadora Adjunta do Programa de Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente PPG-MA - UERJ. Coordenadora do Núcleo de Referência em Educação Ambiental da UERJ. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Doutora em Sociologia pelo CPDA/UFRRJ, Mestre em Educação pela FGV/RJ. Pedagoga

Krishna Neffa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando do Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPFH/UERJ. Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Graduação em Direito pelo CESVA/FAA.

Downloads

Publicado

2015-07-10

Como Citar

Leandro, L. A., Neffa, E. M., & Neffa, K. (2015). A Questão Ambiental: Desafios Políticos, Econômicos e Ideológicos na Perspectiva Brasileira. Desenvolvimento Em Questão, 14(33), 6–40. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.6-40

Edição

Seção

Artigos