A Questão Ambiental: Desafios Políticos, Econômicos e Ideológicos na Perspectiva Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.33.6-40Keywords:
crescimento econômico, desenvolvimento, sustentabilidade, sociedade.Abstract
Na perspectiva do governo brasileiro, as economias dos mercados emergentes devem assumir a liderança econômica em uma escala mundial. No Brasil, o crescimento do PIB levou o país a alcançar um lugar de destaque no panorama mundial, ao mesmo tempo que realçou os graves conflitos socioambientais. A consolidação de um mercado de consumo de massa nos moldes das nações do Norte parece ser incompatível com uma política de gestão ambiental sustentável. Este artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão das contradições presentes nas propostas de desenvolvimento gestadas no interior do capitalismo contemporâneo e estimular a reflexão sobre o caráter contraditório do sistema que enseja diferentes concepções e finalidades para a questão ambiental no contexto brasileiro. Esse estudo caracteriza-se como exploratório, operacionalizado por meio da pesquisa documental. Utilizamos as categorias de análise capitalismo, progresso, desenvolvimento, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável para fundamentar o estudo. Acreditamos que, a partir de um esforço sistêmico e do reconhecimento de que o conceito de desenvolvimento difere do conceito de crescimento econômico, governo e sociedade poderão construir alternativas sustentáveis para o desenvolvimento do país.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).