Ações Socioeducativas como Práticas de Inovações Sociais: Um Estudo de Caso

Autores

  • Evandro Schutz UNISUL
  • Icaro Picolli UNISUL
  • Simone Sehnem Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
  • Nei Antônio Nunes UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.343-379

Palavras-chave:

Inovação Social. Ações Socioeducativas. Responsabilidade social. Estudo de Caso.

Resumo

O presente estudo procura analisar se as ações socioeducativas desenvolvidas pelo Instituto Engevix podem ser consideradas práticas de inovações sociais. A pesquisa consiste em um estudo de caso desenvolvido junto aos informantes-chaves e beneficiados do projeto, totalizando 35 participantes. Também foram abordadas visões teóricas das concepções de ações socioeducativas e inovações sociais, buscando detectar os possíveis elos entre elas. Ao analisar se as ações socioeducativas podem ser consideradas inovações sociais os entrevistados responderam afirmativamente, acrescentando que os serviços oferecidos pelo Instituto Engevix não estavam disponíveis até a sua chegada na comunidade. O Instituto Engevix desenvolve ações inclusivas e atende a uma parcela da comunidade em situação de vulnerabilidade econômico-social. De modo geral, tanto as ações socioeducativas quanto as práticas de inovações sociais auxiliam no processo de desenvolvimento social. Vê-se que podem existir como dois processos independentes, embora possam ocorrer convergência e fusão entre eles, ou seja, um projeto socioeducativo pode tornar-se total ou parcialmente uma prática de inovação social. A investigação evidencia que mesmo não sendo original, o projeto socioeducativo promovido pelo Instituto Engevix se configura numa prática de inovação social, pois contribui para a inclusão social dos sujeitos que dele participam. Constata-se, contudo, com o aprofundamento teórico da pesquisa que há, no projeto, um aspecto dissonante em relação às linhas definidoras de uma prática de inovação social. Trata-se da ausência de uma participação mais autônoma e ativa da comunidade assistida nos rumos e decisões tomados pelo projeto. Por fim, o interesse por desenvolver este estudo na área de inovações sociais está ancorado, sobretudo, na possibilidade de gerar compreensão de problemas de gestão social candentes nas sociedades contemporâneas.

 

Biografia do Autor

Evandro Schutz, UNISUL

Aluno do Mestrado em Administração da UNISUL

Icaro Picolli, UNISUL

Aluno do Mestrado em Administração da UNISUL

Simone Sehnem, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Doutora em Administração e Turismo pela Univali/SC (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (2005) e graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010).

Nei Antônio Nunes, UNISUL

Professor do Mestrado em Administração da UNISUL

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Schutz, E., Picolli, I., Sehnem, S., & Nunes, N. A. (2017). Ações Socioeducativas como Práticas de Inovações Sociais: Um Estudo de Caso. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 343–379. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.343-379

Edição

Seção

Artigos