Ações Socioeducativas como Práticas de Inovações Sociais: Um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.343-379Keywords:
Inovação Social. Ações Socioeducativas. Responsabilidade social. Estudo de Caso.Abstract
O presente estudo procura analisar se as ações socioeducativas desenvolvidas pelo Instituto Engevix podem ser consideradas práticas de inovações sociais. A pesquisa consiste em um estudo de caso desenvolvido junto aos informantes-chaves e beneficiados do projeto, totalizando 35 participantes. Também foram abordadas visões teóricas das concepções de ações socioeducativas e inovações sociais, buscando detectar os possíveis elos entre elas. Ao analisar se as ações socioeducativas podem ser consideradas inovações sociais os entrevistados responderam afirmativamente, acrescentando que os serviços oferecidos pelo Instituto Engevix não estavam disponíveis até a sua chegada na comunidade. O Instituto Engevix desenvolve ações inclusivas e atende a uma parcela da comunidade em situação de vulnerabilidade econômico-social. De modo geral, tanto as ações socioeducativas quanto as práticas de inovações sociais auxiliam no processo de desenvolvimento social. Vê-se que podem existir como dois processos independentes, embora possam ocorrer convergência e fusão entre eles, ou seja, um projeto socioeducativo pode tornar-se total ou parcialmente uma prática de inovação social. A investigação evidencia que mesmo não sendo original, o projeto socioeducativo promovido pelo Instituto Engevix se configura numa prática de inovação social, pois contribui para a inclusão social dos sujeitos que dele participam. Constata-se, contudo, com o aprofundamento teórico da pesquisa que há, no projeto, um aspecto dissonante em relação às linhas definidoras de uma prática de inovação social. Trata-se da ausência de uma participação mais autônoma e ativa da comunidade assistida nos rumos e decisões tomados pelo projeto. Por fim, o interesse por desenvolver este estudo na área de inovações sociais está ancorado, sobretudo, na possibilidade de gerar compreensão de problemas de gestão social candentes nas sociedades contemporâneas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).