Produtividade dos Gastos Públicos dos Estados Brasileiros: Um Estudo Empírico no Período de 1995 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.187-219Palavras-chave:
Gasto Público, Produtividade do Gasto Público, Composição do Gasto Público.Resumo
Este estudo busco identificar quais os componentes dos gastos realizados pelos estados brasileiros, no período de 1995 a 2010, que tiveram efeitos positivos no crescimento econômico, com base em Devarajan et al. (1996). Utilizando de painel de dados composto pelos gastos públicos e produto interno bruto dos estados brasileiros, foram realizadas estimações lineares e quadráticas de forma agregadas e segmentada em estados desenvolvidos e em desenvolvimento. Os resultados revelam que tomados em conjunto o gasto agregado dos estados brasileiros apresentam-se positivamente relacionados ao crescimento econômico, e por componentes econômicos, mostram-se improdutivos para ambos. Para os estados em desenvolvimento, evidencia-se o impacto positivo sobre o crescimento dos gastos com bens públicos e o impacto negativo do gasto em bens semi-públicos. Sugere-se a necessidade de um melhor dimensionamento na composição dos gastos públicos dos estados brasileiros para a alcançar a maximização de seu potencial de contribuição para o crescimento econômico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).