Transparência do legislativo local à luz da Lei de Acesso à Informação: evidências empíricas a partir dos maiores municípios brasileiros

Autores

  • Rodrigo Gondin de Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fabiano Maury Raupp Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.85-130

Palavras-chave:

Transparência, Legislativo Local, Lei de Acesso à Informação.

Resumo

O estudo buscou investigar a transparência do legislativo local à luz da LAI a partir de evidências empíricas dos cinquenta maiores municípios brasileiros. O suporte ao objeto empírico advém dos seguintes fundamentos teóricos: estado virtual, novo serviço público e accountability; transparência das informações públicas e a LAI; do governo eletrônico ao legislativo eletrônico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada por meio de um estudo de levantamento, com abordagem predominantemente qualitativa. Os dados foram coletados a partir de observações nos portais eletrônicos registradas por meio de um protocolo de observação. Os resultados revelam que a maioria das Câmaras Municipais analisadas atendem parcialmente aos indicadores de instrumentos de transparência das informações públicas, o que demonstra a necessidade de repensar as práticas de gestão da informação e da cultura organizacional nesses legislativos. O reconhecimento do que é transparência e como ela deve operar dentro das organizações públicas consiste em uma questão fundamental para a eficácia das leis no plano fático, o que exige o desenvolvimento de portais eletrônicos capazes de atender aos requisitos legais e promover a imagem e legitimidade do poder legislativo local perante a sociedade.

Biografia do Autor

Rodrigo Gondin de Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre em Administração pela Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina, Escola Superior de Administração e Gerência. Av. Madre Benvenuta, 2.037 — Itacorubi — CEP 88035-001, Florianópolis, SC, Brasil.

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA), Professor Adjunto da Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina, Escola Superior de Administração e Gerência. Av. Madre Benvenuta, 2.037 — Itacorubi — CEP 88035-001, Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-21

Como Citar

Andrade, R. G. de, & Raupp, F. M. (2017). Transparência do legislativo local à luz da Lei de Acesso à Informação: evidências empíricas a partir dos maiores municípios brasileiros. Desenvolvimento Em Questão, 15(41), 85–130. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.85-130

Edição

Seção

Artigos