Utilização da gestão por processos de negócio nas organizações do setor metalmecânico de Caxias do Sul
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.403-440Palavras-chave:
Gestão por processo de negócio, BPM, Setor metalmecânico, Caxias do SulResumo
A gestão por processos de negócio ou Business Process Management (BPM) surgiu para facilitar a integração e coesão dos diversos setores da organização, centrados em seus processos e buscando gerar maior valor ao cliente. O objetivo desta pesquisa é de investigar a utilização de BPM nas organizações de pequeno, médio e grande porte do setor metalmecânico de Caxias do Sul, pertencente ao maior pólo metalmecânico do estado do Rio Grande do Sul e o segundo do Brasil. Uma pesquisa do tipo survey, com questionário adaptado de Paim (2007), foi aplicada em amostra de 106 empresas. O resultado aponta que 47,2% das empresas utilizam BPM como o estilo de gestão predominante, sendo que para fomentar este estilo investiram na faixa de R$ 0,00 a R$ 100 mil nos últimos quatro anos. Na média, o grau de gestão por processos praticado pelas empresas respondentes foi de 2,98 entre o grau 1 (não pratica) e o grau 5 (pratica habitualmente). Entre os motivos pelos quais as empresas decidiram utilizar BPM destaca-se a melhoria dos processos internos (22,4%). Uma das conclusões é que mesmo as organizações que dizem utilizar gestão por processos estão em fase de transição, migrando de uma gestão funcional. A adoção de BPM de maneira holística, como definido pela literatura, ainda não é plenamente observada no cenário desse estudo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).