O Impacto do Ciberativismo no Processo de Empoderamento: o uso de redes sociais e o exercício da cidadania

Autores

  • Stêvenis Moacir Moura da Fonseca
  • Andréa Pereira da Silva
  • José Gilson de Almeida Teixeira Filho Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.59-84

Palavras-chave:

Ciberativismo, Relações de poder, Cidadania

Resumo

Este artigo aborda o impacto do ciberativismo no processo de empoderamento da sociedade civil. Dentro deste contexto o objetivo principal foi o de descrever como os cidadãos utilizam as redes sociais para exercer sua cidadania. A pesquisa desenvolveu-se por meio de abordagem quanti-qualitativa, com base na realização de entrevistas qualitativas e a aplicação de um questionário online respondido por 221 ciberativistas comprometidos com a problemática socioambiental da cidade do Recife, locus da pesquisa. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Entretanto, a amostra se restringiu apenas a dois ciberativistas dos mais atuantes, enquanto para os dados quantitativos foi utilizada a estatítica por meio da amostra infinita. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização das TICs tem promovido um revigoramento do papel do cidadão na esfera pública.

Biografia do Autor

Stêvenis Moacir Moura da Fonseca

Mestre em Administração (Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável), pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Andréa Pereira da Silva

Mestra em Administração (Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável), pela Universidade de Pernambuco (UPE).

José Gilson de Almeida Teixeira Filho, Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2017-10-21

Como Citar

da Fonseca, S. M. M., Silva, A. P. da, & Teixeira Filho, J. G. de A. (2017). O Impacto do Ciberativismo no Processo de Empoderamento: o uso de redes sociais e o exercício da cidadania. Desenvolvimento Em Questão, 15(41), 59–84. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.59-84

Edição

Seção

Artigos