O Impacto do Ciberativismo no Processo de Empoderamento: o uso de redes sociais e o exercício da cidadania
DOI :
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.41.59-84Mots-clés :
Ciberativismo, Relações de poder, CidadaniaRésumé
Este artigo aborda o impacto do ciberativismo no processo de empoderamento da sociedade civil. Dentro deste contexto o objetivo principal foi o de descrever como os cidadãos utilizam as redes sociais para exercer sua cidadania. A pesquisa desenvolveu-se por meio de abordagem quanti-qualitativa, com base na realização de entrevistas qualitativas e a aplicação de um questionário online respondido por 221 ciberativistas comprometidos com a problemática socioambiental da cidade do Recife, locus da pesquisa. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Entretanto, a amostra se restringiu apenas a dois ciberativistas dos mais atuantes, enquanto para os dados quantitativos foi utilizada a estatítica por meio da amostra infinita. Os resultados obtidos evidenciam que a utilização das TICs tem promovido um revigoramento do papel do cidadão na esfera pública.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).